Carnes

AVESTRUZ

ícone quadrado vermelho com avestruz brancoÉ um tipo de carne vermelha, saborosa, semelhante ao filé mignon, mas com os mesmos benefícios de um peixe, por exemplo. É exatamente isso o que oferece uma receita com avestruz, uma ave originária da África e excelente opção para quem procura uma alimentação mais saudável.

BÚFALO

ícone quadrado vermelho com búfalo brancoSua carne tem aparência similar à da carne bovina, porém a gordura é totalmente branca. Seu índice de gordura intramuscular é muito menor do que o da carne bovina. Ao retirar essa gordura, a carne torna-se extremamente magra e saudável.

CORDEIRO

ícone quadrado vermelho com cordeiro brancoStinco e Buchada


CABRITO

ícone quadrado vermelho com cabrito brancoA produção e o consumo mundial de carne de cabrito têm crescido nos últimos anos devido ao seu alto valor nutricional e sabor inigualável. Nos Estados Unidos, por exemplo, a carne de cabrito atinge o mercado étnico (latinos e árabes) e é cada vez mais procurada como uma carne light e gourmet. Já na Europa e nos países árabes, a tradição da carne de cabrito guia o seu consumo.

No Brasil, o consumo é significativamente expandido no Nordeste e muito bem desenvolvido no Sul do país. Em São Paulo, a carne de cabrito é muito consumida pelas comunidades italiana, portuguesa, árabe e judaica. Seguindo a tendência norte-americana, a carne de cabrito também tem se desenvolvido cada vez mais na alta gastronomia no Brasil.

Tipos de corte
Inteiro
Metade
Pernil
Dianteiro
Paleta


COELHO

ícone quadrado vermelho com coelho brancoConsiderada uma carne branca, a carne de coelho tem teor moderado de gordura. É uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, principalmente Niacina (ou B3), B6 e B12. Também é rica em potássio, fósforo e ferro. Seu teor de colesterol é baixo em comparação com o de outras carnes.

Tipos de corte
Inteiro – Bandeja

CORDEIRO

ícone quadrado vermelho com cordeiro brancoRica em gordura, sendo muito macia e de sabor pronunciado, a carne de cordeiro fica bem grelhada, assada ou cozida. Rica em minerais como ferro, fósforo e cálcio, também é excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. Apesar de algumas peças apresentarem alto teor de gordura saturada, a carne de cordeiro não é entrecortada por gordura, como a de vaca. Dessa forma, a maior parte da gordura pode ser removida antes do cozimento.

Tipos de corte
Inteiro – Metade – Pernil – Dianteiro – Paleta – Carré – Linguiça

JAVALI

ícone quadrado vermelho com javali brancoConsiderada exótica e de sabor suave, a carne de javali já era degustada pelas cortes europeias e por isso ganhou status de carne nobre. No Brasil, os cortes mais valorizados são o pernil, o filé mignon e a costela. É bastante procurada por gourmets e apreciadores da boa mesa pelo seu delicado sabor e por ser pouco calórica com a vantagem de ter propriedades nutricionais excelentes.

Tipos de corte
Pernil – Carré – Paleta – Costela – Linguiça


JACARÉ

ícone quadrado vermelho com jacaré brancoDe sabor delicado e rica em proteínas, a carne de jacaré é muito sensível, assim com o carne de peixe. Não deve ficar cozinhando por muito tempo para não ficar borrachuda. Se feita no espeto ou frita, também é preciso cuidado para deixar a carne ressecar. A carne das costelas, se separada dos ossos, é tão macia e saborosa quanto a da cauda.

GALINHA D’ANGOLA

ícone quadrado vermelho com galinha d'angola brancoAves rústicas e resistentes, as galinhas d’Angola são fáceis de criar, mas não são boas chocadeiras. De consistência firme e muito saborosa, sua carne é comparada à do faisão. Na culinária francesa é a famosa pintade, ingrediente de pratos sofisticados. No Brasil também é conhecida no Brasil como galinhola, angolinha, pintada ou guiné.

Tipos de corte
Inteiro

LEITÃO

ícone quadrado vermelho com leitão brancoA carne do porco (ou carne suína) é uma das carnes mais consumidas do mundo. Pode ser preparada de diversas maneiras: Cozida, salgada ou defumada (naforma de presunto, por exemplo) ou por meio de uma combinação desses métodos (toucinho, bacon ou pancetta). Também é usada como ingrediente para a produção de embutidos como salsichas e linguiças.


MARRECO

ícone quadrado vermelho com marreco brancoDe carne tenra e de ótimo sabor, a carne de marreco é muita usada nas culinárias germânica e chinesa. No Brasil, é uma iguaria mais conhecida na região Sul, onde há maior concentração de alemães e descendentes. Aos poucos a ave também vem ganhando o paladar de consumidores de outros estados.

PATO

ícone quadrado vermelho com pato brancoCarne forte e encorpada, o pato fica saboroso e mais leve quando acompanhado de frutas e molhos, como nas famosas receitas de pato com laranja, de origem francesa, e pato no tucupi, prato típico do Norte do Brasil. É uma ótima pedida para um jantar mais sofisticado, mas de fácil preparo.

Tipos de corte
Inteiro – Coxa / Sobrecoxa – Magret D’canard

VITELO

ícone quadrado vermelho com vitelo brancoTenra e magra, a carne de vitelo de leite – em que os bezerros recebem uma dieta balanceada, à base de leite – é muito apreciada na Europa, em especial pelas culinárias francesa, italiana e alemã. De coloração roseada e com apenas uma finíssima camada de gordura, a carne de vitelo tem alto valor protéico e é rica em vitaminas.


VITELO

ícone quadrado vermelho com vitelo branco

Pernil, Paleta, Carré, Costela, Ossobuco e Lombo.

BUFFALO

ícone quadrado vermelho com búfalo branco

Picanha e Bife de Chorizo