Existe muita controvérsia em torno do consumo do vitelo. Por ser a carne do bezerro, ou seja, do filhote resultante do cruzamento da vaca com o boi, há quem considere que seja crueldade se alimentar de um animal que foi abatido antes de se tornar adulto.
Mas o que muita gente não sabe é que para as vacas leiteiras darem leite elas precisam ter filhotes a cada 13 ou 14 meses. E o que é feito desses bezerros? Quando nasce um filhote fêmea, ele pode ser usado para mais tarde dar mais leite, claro, mas se for um filhote macho ele dificilmente chegará a ser um boi de corte já que as raças de gado para corte são diferentes das raças leiteiras: os machos não crescem bem, nem têm as melhores características de carne, sendo, por isso, destinados aos criadores de vitelo.
É por isso que o vitelo, apesar de ser uma carne, é visto por muitos como um subproduto da indústria do leite, do queijo, do cream cheese etc. Independentemente de sua classificação, é um alimento saboroso, de fácil digestão e muito apreciado na Europa e pelos descendentes dessas etnias.